segunda-feira, 19 de abril de 2010

BRINCANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO












"Brincar é a mais elevada forma de pesquisa"
Albert Einstein


O brinquedo é um grande aliado na construção do conhecimento. Isso acontece de maneira significativa porque as crianças dedicam grande parte do seu tempo às brincadeiras, aos jogos.Quando estão brincando, tornam-se criadoras, interagem umas com as outras, investigam idéias e conseguem lançar hipóteses.


Sabendo que as crianças aprendem muito mais facilmente atrvés de brincadeiras o professor pode planejare orientar a relação das crianças com os brinquedos de forma que elas estejam realmente adquirindo certos conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral.


RECICLAR é a palavra de ordem nos dias de hoje e brincar faz parte da vida de toda criança. Podemos ajudar não só ao planeta, ma a nós mesmo, reutilizando materiais que se tornarão sucata e desenvolver um belíssimo trabalho com as crianças confeccionando brinquedos com esses materiais.


A utilização dos materiais recicláveis ( tais como, garrafas, palitos, tampinhas, etc ) como recurso pedagógico, facilita a sensibilização da criança na melhoria da qualidade de vida sócio-ambiental, bem como potencia o desenvolvimento de sua criatividade e expressividade.


Trabalhar com sucata também ajuda a criança a desenvolver a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.


As fotos acima, são de alguns brinquedos que construi e tenho ensinado nas oficinas da ARDOCE - Associação do Municípios da Micro Região do Médio Rio Doce no projeto Mãos a obra.

2 comentários:

  1. Que lindo, amiga! Adorei esse blog.
    Atenísia

    ResponderExcluir
  2. Sônia, ficou excelente seu blog! Verifique a disposição das imagens, pois estou visualizando algumas sobrepostas às outras.
    Agora continue postando textos, imagens, vídeos, comentários...
    Visite meu blog: www.eliassouto.blogspot.com
    deixarei algumas dicas para uso do blog...
    Desejo-lhe sucesso

    ResponderExcluir