sexta-feira, 16 de abril de 2010

ARTE E EDUCAÇÃO

Educação e arte estão intrinsecamente ligadas. Sabe-se que a arte já está presente desde as primeiras manifestações humanas. Ela é o reflexo da relação do homem consigo mesmo e com os outros. O ser humano encontrou na arte uma forma de compreender o mundo à sua volta e de relacionar-se com ele. Demonstra suas emoções quando cria sua própria arte e também quando aprecia a arte dos outros.
Em tudo ao nosso redor existe arte.
Existe arte na fabricação dos móveis da nossa casa, dos eletrodomésticos, na estrutura dessa casa, na mecânica do carro, no designer dos prédios, nas nossas roupas e acessórios, nos livros, cds, pinturas, esculturas, brinquedos...então, pode-se questionar se tudo é mesmo arte?
Depende do olhar. O que não podemos é continuar achando que entender e gostar de arte é privilégio para poucos. Nesse sentido, percebe-se o quanto a Escola, durante o processo de ensino aprendizagem, pode ajudar na construção desse olhar artístico. Isso faz parte do cumprimento da sua missão. Despertar nos alunos o poder da criação, da apreciação e da autonomia no fazer. Formar indívíduos capazes de mudar sua própria história e a dos que estão à sua volta.
Sugiro a leitura de um dos livros que ainda hoje muito me ensina: O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola - de Anamelia Bueno Buoro.
Postado por Sônia Guimarães às 10:17 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário